2017-10-20

Empresas não são obrigadas a reajustar salários de funcionários - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/10/2017, com um ouvinte que trabalha em uma empresa que pode não dar nenhum reajuste salarial este ano.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Empresas não são obrigadas a reajustar salários de funcionários

sem reajuste salarial

Um ouvinte escreve: "Existe um rumor na empresa em que trabalho, de que este ano não haverá reajustes salariais para ninguém. Não é uma exigência legal que empresas devam, pelo menos, conceder aumentos para cobrir a inflação?"

Não, não há nenhuma lei a esse respeito. O que eu posso deduzir é que você trabalha em uma empresa que não tem um sindicato atuante, porque os acordos entre patrões e entidades sindicais são feitos anualmente e contemplam reajustes referentes a inflação e produtividade.

Tirando isso, o único motivo para uma empresa não conceder um reajuste anual é o da situação econômica. Ou seja, a sua empresa está passando por dificuldades para fechar as contas e um aumento na folha de pagamento seria desastroso para as finanças dela.

Mas há também o outro lado. As faixas de remuneração de sua empresa ficariam abaixo do que o mercado está pagando e ela correria o risco de perder bons profissionais.

De qualquer forma, essa é certamente uma situação temporária. Caso os rumores se confirmem e sua empresa, de fato, resolva congelar os salários este ano, os empregados irão receber uma explicação. Se não satisfatória, pelo menos coerente, no mínimo para evitar uma greve geral.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: