2018-04-17

Currículo bem preparado gera mais resultados do que envio por atacado - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/04/2018, com um ouvinte gestor que recebe vários e-mails com currículos mal preparados.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Currículo bem preparado gera mais resultados do que envio por atacado

currículo bem preparado

Escreve um ouvinte: "Sou gestor de uma empresa e temos vagas para candidatos que preencham os requisitos técnicos desejados. O objetivo dessa mensagem é lhe dizer que me sinto cada vez mais desencantado com a qualidade dos currículos que me chegam.

Minha impressão é de que a maioria envia seus currículos, sem sequer se dar o trabalho de ler sobre a vaga que está sendo oferecida. O resultado é que recebo, via e-mail, currículos de profissionais formados em setores que nem existem na nossa empresa. A que você atribui isso? Preguiça? Desinformação?"


Bom, muito provavelmente, esses currículos são enviados através de um mailing. Ou uma agência se encarrega de enviá-los, ou ela vende o mailing a quem se interessar.

Isso faz com que um candidato a emprego se entusiasme com a possibilidade de que o seu currículo chegará a centenas ou milhares de empresas, cujos endereços digitais a referida agência garimpou na internet. E aí existe a expectativa de que um par de empresas, dessa longa lista, se interesse pelo currículo, quase que por um processo lotérico.

Mandar um currículo bem preparado para uma vaga específicamais resultado do que soltar currículos por atacado. Mas eu entendo que essa prática já esteja disseminada, até por ser rápida e barata, embora nem de longe seja eficaz.

Se esse for apenas mais um meio entre vários outros, que um candidato esteja utilizando, até vale a tentativa. Se for o único meio, o retorno tenderá a ser, como você disse, decepcionante.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: